quarta-feira, 22 de maio de 2019

Sobre o 4º CEPEQUINHO

   O 4º CEPEQUINHO, com o tema “Ciência e Religião: diálogo ou treta”, justifica-se por ampliar as discussões e análises sobre duas áreas do conhecimento fundamentalmente importantes na formação do ser humano contemporâneo: a Ciência e a Religião. Pedagogicamente, o evento objetiva contextualizar, na contemporaneidade, as contribuições e os impactos provocados na construção do conhecimento humano pelas Religiões e pelas Ciências, sem hierarquizações, possibilitando a "[...] articulação entre formação teórica e prática, de modo a contribuir para a formação integral do estudante como sujeito consciente, atuante, crítico e criativo e como profissional responsável e competente para desempenhar de forma plena seu papel social, político e econômico na sociedade." (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ, 2014, p. 51).
   No contexto da sociedade brasileira contemporânea, o evento pretende contribuir para o rompimento com o senso comum que, de certa forma, polariza essas duas importantes áreas do conhecimento e atribui a elas uma dicotomia antagônica, visando contribuir com a construção de um conhecimento intelectual e não dogmático, sobre os conflitos e dos diálogos entre a Religião e a Ciência. Logo, o evento vai ao encontro da missão do IFPR que propõe-se a “promover a educação profissional e tecnológica, pública e de qualidade” (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ, 2017, p.15), tendo como princípio pedagógico a formação humana para desenvolver a criticidade e o comprometimento dos estudantes com o entendimento amplo, crítico e racional da sociedade em que estão inseridos.
   Visando à superação de um ensino técnico que se limite em suprir o mercado de trabalho, o IFPR e o evento pretendem oferecer uma formação humana, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes e com as competências necessárias para o mundo do trabalho, proporcionando a emancipação destes sujeitos, conforme proposto pelo Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ, 2017). Assim, a instituição e o evento visam à formação integral dos discentes, tanto para o trabalho quanto para a cidadania. Tais premissas de emancipação, criticidade e indistinção entre teoria e prática fundamentam as atividades pedagógicas dos Cursos do Ensino Médio Integrados à Biotecnologia e à Informática, além de contribuir para a construção de outras perspectivas, além da mercadológica, como a potencialização do ser humano, a construção e o resgate da cidadania, impulsionado pelo objetivo de desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada e menos desigual, além da emancipação cultural e intelectual do sujeito através do conhecimento.

Referência

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional. Curitiba, 2014. Disponível em: <http://bit.ly/2WYkF9V>. Acesso em: em: 20 maio 2019.

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