sexta-feira, 29 de junho de 2018

Atividades culturais aceitas para o 3º CEPEQUINHO

Ana Cláudia Trece Rolin Nabor, Ana Mariane Marques Barroso, Antonio Rodríguez, Brayan Barros Abelha Nogueira, Camille Ferreira Guazzelli, Daniel Felipe Piva dos Santos, Dorine Marcelino de Santana, Emilly de Oliveira Coitinho Pinto, Emmanuel Maldonado Lima, Flavio Alexandre da Silva Melo, Heloisa Lima Martusevicz e Rogério Freitas de Oliveira. IFPR.
Orientadora: Prof.ª Karen Alves de Andrade Moscardini.

Política, Poética e Pessoas 
O sujeito poético, cidadão das letras e construtor de realidades, percebe o mundo e percebe-se em função dos movimentos sociais e políticos que erguem o cenário da ficção. Tendo em vista esse olhar para o entorno, a performance “Política, Poética e Pessoas” apresenta produções poéticas do projeto “Escrita Criativa”, expondo sujeitos engajados críticos, bem suas percepções do universo (real ou imaginário).

Barraca de Hermes
A mostra interativa de poemas “Barraca de Hermes” expõe poemas e cartas poéticas sobre diversos temas para serem escolhidos e entregues aos participantes do Cepequinho. O participante escolhe um texto com o qual se identifique e nosso carteiro o declamará ao seu devido destinatário.

Jogo Poético
O Jogo Poético é uma mostra de poemas na qual o participante poderá interagir com o texto, atribuindo-lhe novo sentidos por meio da organização aleatória de versos e estrofes. É uma forma lúdica de perceber a não linearidade da construção semântica na poesia e importância da interlocução na produção dos sentidos dos textos.

Segunda Pele
Na mostra interativa “Segunda Pele”, o participante poderá fazer parte de produções poéticas, vestindo camisas cenográficas com versos de poemas com os quais se identifique para ser fotografado. A arte é, muitas vezes, nossa segunda – ou até primeira – pele. É o figurino que permite a encarnação de eu-líricos distintos e a recriação do eu sob diversas faces, ou eles.

Janelas abertas
“Janelas Abertas” é um painel colaborativo no qual os participantes do evento poderão expressar-se por meio das linguagens, completando, contestando, ilustrando ou recriando poemas produzidos pelos estudantes do projeto “Escrita Criativa”.


Recriações poéticas da Canção do Exílio no século XXI

Flávio Garcia de Araujo Moreira, Gustavo de Oliveira Martins, Maria Eduarda Martins Ortega, Maria Fernanda Domingos e Rebeca Brizola. IFPR.
Orientadora: Profª Alessandra Navarro Fernandes.

Nesta sessão de recriações poéticas, serão declamadas versões contemporâneas da célebre “Canção do Exílio”, do poeta Gonçalves Dias, realizadas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, na disciplina de Língua Portuguesa e suas Literaturas.  Trata-se de um trabalho de adaptação literária, com discussão de temas sociais e valorização do ritmo poético oitocentista que tem encantado gerações de leitores.

As (des)veladas violência e impunidade no teatro ao pé do ouvido

Daniel Kin Carvalho da Costa, Gustavo de Oliveira Martins e João Vitor Messias Romagnoli. IFPR.
Orientadora: Prof.ª Marília Curado Valsechi.

No intuito de difundir a língua espanhola pela arte cênica e provocar o público a questionar o mundo social e político no qual se insere, o presente trabalho objetiva a realização de uma performance interativa e intimista: o teatro ao pé do ouvido. Trata-se de uma dramatização realizada para um sucinto público – geralmente de uma pessoa por vez – com o qual há uma interação mútua por parte do ator – seguindo as nuances do roteiro – em um curto intervalo de tempo, despertando reflexões críticas pela plurissignificação do texto literário. Dado o caráter intimista do gênero, o texto é dramatizado reiteradas vezes, cada qual para um público distinto, constituído por transeuntes que acidentalmente se encontram no espaço público. Sem palco e sem holofote, cada performance é uma experiência estética única e particular. Dessa forma, a proposta assemelha-se ao que Gomes (2013) define para "teatro invisível", uma encenação que não é percebida como tal pelo público, e tanto atores como o próprio teatro ficam invisíveis para enfatizar o tema trabalhado. Na presente proposta, o público, além de provocado, é chamado a participar da narrativa, participação que é decisiva para a construção do texto em representação. Por sua vez, o enredo concebido tematiza assuntos polêmicos do âmbito social, tais quais a violência urbana e a impunidade jurídica. Nessa proposta, as apresentações serão realizadas durante os coffee break do evento por atores amadores, alunos do ensino médio do IFPR, cujo planejamento, construção e ensaio foram desenvolvidos nas aulas da disciplina optativa Língua Estrangeira Moderna Espanhol II, oferecida no campus Londrina.

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